ALTERNATIVAS + SEGURAS DE PROTEÇÃO SOLAR

Foto © Paulo Fabre. 
Já compartilhei com vocês aqui as minhas razões para pensar que não precisamos usar indiscriminadamente e de forma contínua o protetor solar, devido à relação da exposição ao sol versus a absorção da vitamina D, e os erros comuns no uso deste tipo de produto. Mas existem situações onde necessitamos ficar expostos por mais tempo e a proteção se torna obrigatória. Então vou dar uma sugestão simples e fácil: a maneira mais simples de se proteger do excesso de sol é... vestir uma roupa! Sim, as roupas oferecem uma proteção solar equivalente ao uso de um FPS 15. Ficar embaixo do guarda-sol também é uma estratégia adequada. 

Se isto não for o suficiente, é necessário o uso de um protetor solar seguro e eficaz. Isto deveria ser fácil e os produtos em tese, seguros. Mas o uso de protetores solares convencionais acaba por introduzir em seu corpo uma carga absurda de toxinas que, na verdade, aceleram o câncer de pele e, por chegarem à corrente sanguínea, produzem efeitos tóxicos sistêmicos, incluindo desequilíbrio hormonal, e acabam não protegendo como deveriam. O protetor solar ideal seria aquele que utiliza como ingredientes ativos óxido de zinco e dióxido de titânio, e que não contém derivados de petróleo. Também não deve conter vitamina A ou seus derivados, como retinol e retinilpalmitato.

Pode parecer estranho, mas a vitamina A é um aditivo perigoso. A indústria a usa por ser um antioxidante que deveria retardar o envelhecimento da pele. Entretanto, o Environmental Working Group identificou que alguns tumores e lesões em animais de laboratório aumentam sua taxa de desenvolvimento em até 21% quando se usa um creme contendo vitamina A do que os que não a contém. Mesmo que não se tenha nada comprovado quanto ao uso em humanos, esses resultados mostram que é prudente evitá-los. A não ser que você tenha o desejo de ser cobaia. Verifique também se o seu filtro protege tanto dos raios UVA quantos dos UVB.

Por Dr. Carlos Braghini, especialista em quiropraxia e autor do livro Ecologia Celular.

Comments

Popular Posts