A DIETA ANTIOXIDANTE DOS ATLETAS


Procuro sempre pesquisar sobre alimentação, porque realmente acredito que nós somos o que comemos, e não há como buscar saúde, longevidade e beleza sem pensar nisso. Tenho sentido na pele o resultado – literalmente. Desde que adotei os sucos verdes pela manhã, por exemplo, tenho andado mais disposta, minha pele esta viçosa, e a até a minha insônia persistente tem me dado uma trégua. Mas confesso que fiquei surpresa quando um amigo me falou sobre os benefícios da dieta Gracie outro dia. Eu pensei com os meus botões, dieta de lutadores de Jiu-Jitsu? Estranho... Mas como acho que precisamos manter a mente aberta para novas possibilidades sempre, fui investigar, e não é que é interessante mesmo?

Seus princípios básicos são: não intoxicar o corpo com substâncias químicas, e a prevenção de doenças com base na alimentação saudável e balanceada, respeitando combinações apropriadas de alimentos para uma melhor digestão. O objetivo final é manter o ph do sangue o mais neutro possível, promovendo um efeito anti-oxidante e anti-envelhecimento. Tudo para manter os atletas saudáveis e excluir a hipótese de ficarem doentes antes de uma luta importante. Isto significa não comer carne de porco, menos carne vermelha, e mais frutas, legumes e verduras. Também não misturar alimentos acidificantes entre si: cereais com outros cereais, leite e derivados com certos alimentos, gordura com açúcar, seguindo a orientação de tabelas alimentares. Outros fundamentos da dieta são beber água ao se levantar e antes de dormir, intervalos de pelo menos quatro horas entre as refeições para uma total digestão e absorção de nutrientes, ingestão de chás naturais e nada de bebidas alcóolicas.

O criador do método, Carlos Gracie, foi um grande patriarca (pai de 21 filhos e 50 netos), precursor do hábito de tomar açaí, água de coco e vitaminas de frutas. Ele já falava sobre a importância do beta-caroteno, o conceito de radicais livres e suplementos vitamínicos há décadas, muito antes de estudos terem comprovado seus benefícios cientificamente e isto virar mainstream. Não tinha me dado conta de que tudo isso se popularizou primeiro com os atletas e praticantes do Jiu-Jitsu, e desde então vêm influenciando gerações. Uma grande onda de alimentação natural, casas de sucos, e de busca do bem-estar e da saúde se consolidou, e isto perrmeou de forma definitiva a cultura brasileira, principamente a carioca. Para ver as tabelas da dieta e mais informações, visite o site Gracie Mag.

Comments

  1. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete

Post a Comment

Olá, obrigada pelo seu comentário! Renata Esteves

Popular Posts