SALADA QUÍMICA


Cosméticos… simplesmente ADORO! Assim como a maioria das mulheres. Mas todo mundo usa todos os dias, independemente de classe social, tipo físico, credo, nacionalidade e preferências. Há para todos os gostos e preços. O Brasil está no top entre os maiores consumidores do mundo de produtos de beleza e higiene pessoal. Nossa sociedade vive um verdadeiro culto à beleza. Uma busca incessante da fonte da juventude, e de certa forma, da imortalidade. 

Começando o dia com um simples banho: depois de usar sabonete, shampoo e condicionador, passamos desodorante, um hidratante, escovamos os dentes...só aí já usamos seis tipos diferentes de produto. Some a isso outros hidratantes para partes específicas do corpo, maquiagem, e temos uma verdadeira salada química!

Mas você já parou para pensar nos efeitos que podemos provocar na nossa saúde ao misturar diversos tipos de cosméticos?  A pele é o maior órgão do corpo, e as substâncias contidas nos cosméticos são absorvidas pela corrente sanguínea. Será que todas essas substâncias são seguras? Que efeitos elas podem ter no nosso organismo? Não seria interessante procurar saber um pouco mais sobre o que andamos usando? 

Por questões de saúde e sustentabilidade, eu tenho consumido alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, sempre que o bolso e a disponibilidade permitem. Mas não páro por ai, procuro me informar e fazer melhores escolhas em todas as categorias de produtos que consumo diariamente, como produtos de limpeza  biodegradáveis por exemplo, ou saber de onde vem aquele produto importado, em que condições ambientais e humanas foi produzido. Mais recentemente, vem surgindo no mercado muitas opções de cosméticos mais naturais, com menos química e de muito boa qualidade - alguns feitos de matérias-primas orgânicas, óleos essenciais, com embalagens recicláveis, etc.

Já é tendência mundial, grandes nomes da indústria de cosméticos passaram a fabricar opcões de produtos mais naturais e sustentáveis. Então porque não experimentar? Não estou dizendo para jogar fora tudo o que já tem em casa, mas que tal começar trocando um dos itens que usamos todos os dias por um mais eco-friendly? Sua saúde e o meio ambiente agradecem!

Comments

Popular Posts